segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Comprometimento dos candidatos

Todos os candidatos falam muito sobre sustentabilidade e reciclagem, mas em nenhuma proposta os candidatos, tanto à presidência quanto governador, apresentaram um plano nacional ou estadual de reciclagem ao lixo, como exemplo, temos as seguintes propostas:
  • todos os sábados poderia passar um caminhão recolhendo lixo reciclável, onde as pessoas se cadastrariam para participar separando o lixo reciclado que seria entregue na data programada ao caminhão; a atitude positiva do cidadão seria levada em consideração podendo ganhar uma porcentagem de desconto na coleta seletiva que é cobrada no IPTU ou em algum arranjo promocional bancado pelos órgãos públicos.
  • outra proposta seria a reciclagem das sacolas plásticas dos supermercados, cada supermercado teria um local para depositarmos as sacolas, dependendo do número de sacolas recolhidas, seria abatido um valor dos impostos pagos pelo supermercado.
  • os supermercados também poderiam realizar promoções semanalmente, a cada sacola plástica economizada pelo consumidor, seria descontado um valor da compra, o supermercado poderia perder um valor considerável nas mercadorias, mas ganharia na economia de sacolas plásticas.
  • também poderia haver uma promoção que seria realizada pela prefeitura municipal onde tantas sacolas plásticas fossem apresentadas, o cidadão ganharia um cupom para concorrer a prêmios diversos.
Mas ainda falta a conscientização tanto dos órgãos públicos, particulares e municipais quanto dos cidadãos. Se todos os cidadãos se conscientizarem tanto sobre os projetos citados acima , como outros, poderiam exigir dos órgãos públicos mais projetos sobre reciclagem e preservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário