segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Energias Alternativas

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é usada para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em locais de muito vento - o vento gira as turbinas esse movimento, através de um gerador produz energia elétrica. Essas turbinas ficam em parques eólicos.
Em 2009 a capacidade mundial de energia eólica foi de aproximadamente 158 gigawatt o suficiente para abastecer o Brasil esse número cresceu 77,7% em relação ao ano anterior.
No Brasil 1% da energia consumida é eólica, o único parque eólico no brasil fica localizado na cidade de Osório, Rio Grande do Sul.

ENERGIA TÉRMICA
Nas usinas termoelétrica é obtida pela queima de combustíveis como carvão, óleo, derivados do petróleo e também da cana de açúcar.
A produção de energia elétrica é realizada através da queima de combustíveis que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido é conduzido em alta pressão por uma tubulação fazendo girar as pás de uma turbina e assim gerando energia.

ENERGIA GEOTÉRMICA
Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.
As usinas elétricas aproveitam esta energia que pode vir de gêiser para produzir água quente e vapor.
O vapor aciona turbinas que geram quase 3 000 000 joules de energia elétrica por segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.
Nos Estados Unidos há usinas deste tipo na Califórnia e em Nevada. Em El Salvador, 30% da energia elétrica consumida provém de energia geotérmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário