segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Carta da Terra

As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e inserta, mas a Terra providenciou as condição essencial para a evolução da vida.
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, a proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra e um dever sagrado. Comunidades estão sendo arruinadas, injustiça, pobreza, a ignorância os conflitos.
A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida, temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos no meio ambiente.
Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados e juntos podemos forjar soluções inclusivas.
Para melhorarmos, devemos decidir viver em responsabilidade universal, viver de bem com
nossas comunidades locais.
O espirito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida e fortalecido quando vivemos com reverencia o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.
Afirmar a igualdade e a eqüidade dos gêneros como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
Assegurar os direitos humanos das mulheres e das meninas e acabar com toda violência contra elas. Promover a participação ativa das mulheres em todos os aspectos da vida econômica, política, civil, social e cultural como parceiras plenas e paritárias, tomadoras de decisão, líderes e beneficiárias. Fortalecer as famílias e garantir a segurança e o carinho de todos os membros da
família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário